Os Três Momentos Pedagógicos como Metodologia para o Ensino de Óptica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Os Três Momentos Pedagógicos como Metodologia para o Ensino de Óptica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Santos, Paulo José Sena dos
dc.contributor.author Albuquerque, Kleber Briz
dc.date.accessioned 2014-07-23T18:09:24Z
dc.date.available 2014-07-23T18:09:24Z
dc.date.issued 2013-11-10
dc.date.submitted 2013-11-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121935
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. en
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivos a elaboração de uma proposta didática para o Ensino Médio sobre o conteúdo de óptica na disciplina de Física, pautada na metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, com ênfase na investigação do segundo momento dessa proposta. O estudo de óptica, tradicionalmente, restringe-se aos aspectos geométricos e seus desenhos, desconsiderando assim fenômenos físicos relacionados ao nosso cotidiano. É necessário provocarmos uma mudança na abordagem usual, seguindo parâmetros e diretrizes curriculares mais atuais, para privilegiar o estudo e a explicação de fenômenos cotidianos. Assim, optamos por trabalhar com uma proposta temática em grupos, baseados nos três momentos pedagógicos. Os cinco temas – olho humano, câmeras fotográficas, fotos/filmes 3D, arco-íris, cor do céu – foram elaborados dentro dessa proposta, de forma a enfatizar os conceitos de óptica já presentes no plano de ensino da disciplina. Durante o primeiro momento, a problematização inicial, apresentamos uma introdução ao conteúdo de óptica, seguida da problematização inicial de cada tema. Para a organização do conhecimento, o segundo momento pedagógico, os alunos elaboraram um material (texto, apresentação e experimento) baseados nas discussões realizadas com o professor a respeito do tema, demonstrando os conceitos físicos envolvidos, sistematizados ao longo dessas duas etapas inicias. No último momento, a aplicação do conhecimento, ocorre a apresentação do material dos grupos, desenvolvido nas etapas anteriores. Também foi realizada uma discussão com toda a turma, na qual os colegas e professores puderam trazer questionamentos ou informações a respeito do tema, buscando ampliar a compreensão dos conceitos envolvidos. Através da análise dos diálogos, obtidos no segundo momento dessa proposta, foi possível investigar a estratégia, que foi implementada juntamente com a professora do colégio. Verificamos que essa abordagem exigiu dos alunos a busca por novos conhecimentos, a fim de encontrarem explicações adequadas para a problematização inicial. Além do mais, permitiu que os professores problematizassem as situações a cerca dos fenômenos ópticos, apresentadas nos materiais de consulta e trazidas pelos alunos, bem como, que sistematizassem os conceitos necessários para explicar o problema inicial. Todo o processo proporcionou uma excelente oportunidade de aprendizagem por parte dos alunos. Palavras-chave: Óptica. Ensino de Ciências. Momentos Pedagógicos. pt
dc.description.abstract This work aimed at developing a didactic proposal for High School on the subject of optical physics guided by the teaching methodology of Three Pedagogical Moments and focusing on the research of the second moment of this proposal. The study of optics is traditionally restricted to the geometrical aspects and their designs, disregarding physical phenomena related to our daily life. Given the need to provoke a change in this approach following newer parameters and curriculum guidelines, emphasizing the study and explanation of everyday phenomena, we chose to work with the proposition of thematic groups, based on these pedagogical moments. The five themes - human eye, cameras, photo / 3D films, rainbow, color of the sky - were drafted into the proposal in order to address the contents of optics already present in the course. For the first time, the initial questioning, we present an introduction to the optics contents and to the main issue of each theme. Then, in the organization of knowledge, the students developed a material (text, presentation and experiment) based on discussions with the teacher on the subject, demonstrating the physical concepts involved, systematized along these two initial steps . At the last moment, the application of knowledge, the groups presented the material developed in the previous steps performed. There was a moment of discussion with the whole class, where colleagues and teachers were able to bring questions or informations about the subject to extend the understanding of the concepts involved. From the analysis of dialogues obtained in the second stage of this proposal, it was possible to analyze the methodology and the developed themes, which were elaborated along with the teacher. We observed that the approach required students to seek new knowledge in order to find suitable explanations for the initial questioning. Besides, teachers allowed questioning situations about the optical phenomena presented in the consultation materials and brought by students, to systematize the necessary content to explain these phenomena. As a result, the strategy provided an excellent learning opportunity for the students. Keywords: Optics. Science Education. Pedagogical Moments. en
dc.format.extent 98 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Física en
dc.subject Física en
dc.subject Óptica en
dc.subject Ensino de Ciências en
dc.subject Momentos Pedagógicos en
dc.title Os Três Momentos Pedagógicos como Metodologia para o Ensino de Óptica en
dc.type TCCgrad en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
tcc-completo-kleber-briz-albuquerque.pdf 1.224Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar