A sustentabilidade sócio-ambiental como fator de competição para as empresas

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Title: A sustentabilidade sócio-ambiental como fator de competição para as empresas
Author: Dalla Corte, Carlos Eduardo
Abstract: Este estudo trata do comportamento das empresas, sobretudo das empresas Neoschumpeterianas, diante do aumento da preocupação e conscientização da sociedade com o meio ambiente. Essa conscientização ganha força a partir da década de 1960, quando se dá o início da revolução ambiental norte-americana e vem conquistando cada vez mais espaço devido ao seu elevado grau de importância, tanto para as gerações presentes, quanto para as gerações futuras. Sob uma ótica Neoschumpeteriana, as empresas necessitam de constantes inovações para obter lucros extraordinários e conquistar uma fatia cada vez maior do mercado. Porém, muitas vezes essa busca por um espaço maior no mercado é feita de uma maneira predatória, no sentido de que o empresário visa somente obter o lucro, sem se preocupar com a sustentabilidade do modelo que adota. Contudo, com o aumento da preocupação ambiental, as empresas passaram a investir em melhorias nas condições de trabalho e no aperfeiçoamento das máquinas e nos métodos de produção, levando em conta a questão da sustentabilidade econômica e ambiental, e utilizando-se da mesma como uma nova forma de inovação.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121834
Date: 2005


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