Mulheres no mercado de trabalho: observação do gênero feminino nas organizações

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Mulheres no mercado de trabalho: observação do gênero feminino nas organizações

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Girardi, Dante Marciano en
dc.contributor.author Mello, Gabriela de Assis en
dc.date.accessioned 2014-07-03T00:10:10Z
dc.date.available 2014-07-03T00:10:10Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 302536 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121201
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract Muitos estudiosos dizem que tudo se iniciou com a I e a II Guerras Mundiais, esse foi o período em que as mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho, pelo fato de faltar homens para trabalhar, já que muitos estavam na guerra. Desde então a mulher conquista cada vez mais o mercado de trabalho. Apesar dessas muitas conquistas, a partir de dados estatísticos, constata-se que ainda há uma grande diferença no mercado de trabalho quando se compara os gêneros, como diferenças salariais, dificuldades maiores para promoções dentro da empresa, a dupla jornada feminina, entre outros. Outra dificuldade encontrada é o modelo de liderança enraizado da nossa cultura patriarcal, o que muitas vezes leva a ocorrer a não valorização das características relacionadas ao feminino, o que prejudica as mulheres pois essa encontra barreiras para assumir cargos de alto escalão, e prejudica também as organizações pois é muito bom obter o equilíbrio entre as características do feminino e do masculino juntos, como se verá ao longo desse trabalho. Sendo assim, o questionamento do trabalho é: como se observa a relação de gêneros no trabalho nas indústrias de grande porte, de acordo com a quantidade de funcionários, na Grande Florianópolis? Para responder a essa pergunta foi realizado um estudo qualitativo descritivo, multicaso, e com finalidade prática, que teve como base dados secundários e estudos através da fundamentação teórica e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo departamento de recursos humanos em três indústrias da Grande Florianópolis. Através dos dados secundários apresentados e da afirmação dos autores na fundamentação, se apresenta a situação atual de relação de gênero no mercado de trabalho. Esses dados secundários apresentam um cenário desfavorável ao universo feminino e muitos autores afirmam que as características relacionadas ao feminino não são muito bem valorizadas pelo mercado de trabalho, mas o presente trabalho comprova essas como sendo as mais bem avaliadas, mostrando uma certa mudança e tendência no mercado de trabalho, porém os gestores entrevistados não reconhecem essas características como sendo ligadas ao gênero. O presente estudo afirma que a relação entre determinadas características e o gênero não são tão claras como aparecem, já que não pode-se generalizar a todos. Dessa forma conclui-se uma valorização das características ditas femininas no mercado de trabalho, porém não necessariamente são reconhecidas como tais, não sendo, portanto, uma vantagem competitiva para as mulheres. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Mercado de trabalho en
dc.subject.classification Mulheres en
dc.subject.classification Relações de gênero en
dc.title Mulheres no mercado de trabalho: observação do gênero feminino nas organizações en
dc.type TCC (graduação) en


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