Abstract:
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O presente trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica que aborda os benefícios da leitura, a importância da leitura na escola, a importância da biblioteca na escolar e o papel do bibliotecário escolar no incentivo à leitura. Tal preocupação advém da constatação de que a leitura é decisiva para a compreensão da informação e como veículo de inserção cultural em uma realidade que se modifica a todo o momento. Na atualidade brasileira, as diferenças sociais são tangíveis, aumentado a exclusão social dos que não dominam a arte de ler. Também, a falta de acesso à informação prejudica a aquisição de conhecimento, e sem informação, os indivíduos desconhecem seus direitos e deveres. Assim, é necessário estimular o gosto pelo exercício da leitura desde a infância. Para isso contribuem a família, os professores e o bibliotecário. O objetivo principal dessa pesquisa é apontar o papel do bibliotecário escolar como agente mediador da leitura. Esse profissional deverá criar estratégias de leitura, transformar a biblioteca em um lugar atraente e acolhedor, organizar o acervo, ser cordato e acima de tudo, mostrar que a leitura pode ser um exercício prazeroso. O bibliotecário escolar, usufruindo das inovações tecnológicas e interagindo com os professores da escola, deve assumir a posição de agente estimulador do ato de ler e fazer da biblioteca um espaço de formação de leitores. |