Abstract:
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O sistema de transportes brasileiro passa por uma série de mudanças em anos recentes, o que evidencia a importância de uma eficiente matriz de transportes configurada para se obter ganhos de escala e maior competitividade econômica. O uso eficiente dos modais de transporte se traduz em melhoria da infraestrutura do país, gerando aumentos na concorrência a níveis macroeconômicos. Nesse sentido, este trabalho monográfico tem por objetivo realizar uma avaliação operacional e técnica da situação dos portos no contexto da cabotagem brasileira, com ênfase ao caso do porto de Santos, tratando da relação entre os modais, como o uso da inter e multimodalidade, como forma de diminuir os gargalos de infraestrutura que ainda prejudicam o país interna e externamente. A metodologia utilizada caracteriza-se de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu a partir da pesquisa bibliográfica e documental em especial com as informações oriundas da base de dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Constatou-se que os terminais do Porto de Santos priorizam a movimentação das cargas de exportação e de importação, resultando na importância de um incremento do uso da navegação de cabotagem e dos serviços feeder ao gerarem, a priori, efeitos positivos e externalidades para toda cadeia logística brasileira |