Competitividade e segmentação na indústria cervejeira: uma análise da competitividade das microcervejarias catarinenses

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Competitividade e segmentação na indústria cervejeira: uma análise da competitividade das microcervejarias catarinenses

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Campos, Renato Ramos en
dc.contributor.author Cunha, Tiago Vargas da en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:41:04Z
dc.date.available 2014-07-02T23:41:04Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 299002 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121101
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Econômia en
dc.description.abstract O presente estudo consiste na análise dos fatores determinantes da competitividade das microcervejarias catarinenses. Para a análise foram utilizados dados de questionários aplicados em cinco microcervejarias de Santa Catarina. São apresentados, como base teórica, os conceitos de segmentação da indústria, competitividade e seus fatores determinantes, estruturas de mercado, padrões de concorrência, estratégias competitivas, além de uma breve apresentação do modelo das cinco forças de Porter para a análise estrutural de uma indústria. A indústria cervejeira é apresentada nos seus processos produtivos, matérias-primas e tipos de cerveja. Além disso, a estrutura do mercado mundial e nacional é descrita, destacando o dinamismo da indústria e o aumento, nos últimos anos, do número de microcervejarias no Brasil e em países como os Estado Unidos, sendo essas pequenas cervejarias pertencentes a um crescente segmento dentro da indústria cervejeira. Além disso, o mercado brasileiro de cerveja vem crescendo nos últimos anos, e, dentro desse mercado, as cervejas sofisticadas começam a ganhar importância, com destaque pelas produzidas por cervejarias artesanais. Santa Catarina se destaca nacionalmente por esse #movimento microcervejeiro#, sendo que algumas de suas microcervejarias têm reconhecimento nacional e mundial, por produzirem cervejas de qualidade superior. Pela análise dos questionários respondidos, as microcervejarias catarinenses se posicionam no mercado através de estratégias de diferenciação dos seus produtos com foco na qualidade, de possuir um mercado consumidor forte de suas cervejas na sua região, e, ainda de contar com incentivos fiscais do Estado de Santa Catarina para a produção de chope e cervejas artesanais en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Economia en
dc.subject.classification Cervejarias en
dc.subject.classification Concorrência en
dc.title Competitividade e segmentação na indústria cervejeira: uma análise da competitividade das microcervejarias catarinenses en
dc.type TCC (graduação) en


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