A influência de afeições positivas e negativas na tomada de decisão sob condições de risco

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A influência de afeições positivas e negativas na tomada de decisão sob condições de risco

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Title: A influência de afeições positivas e negativas na tomada de decisão sob condições de risco
Author: Finardi, Fabio de Almeida
Abstract: Este trabalho busca verificar como a exposição de indivíduos, tanto experientes como inexperientes no mercado acionário, a estímulos afetivos positivos e negativos influenciam no efeito disposição. Para este fim, são apresentados slides coloridos estáticos padronizados extraídos de um sistema internacional de imagens proposto para fins de pesquisa acadêmica (IAPS - International Affective Picture System), a cada pessoa para estimular afeições positivas e negativas assim como afeições neutras que serviram como controle do experimento. Antes de visualizar os slides o participante descreve seu estado emocional durante a ultima semana através do PANAS (Positive and Negative Affect Schedule). Após a visualização dos vários slides, o participante realiza um experimento num programa computacional de compras e vendas de ativos, no qual se obtém dados das transações de cada participante, bem como outras variáveis de decisão, como número de compras e vendas realizadas. Através da análise dos dados obtidos, calcula-se o efeito disposição de cada participante. Conforme a literatura referente ao tema, as pessoas com sentimentos positivos tendem a fazer mais transações e quando os riscos são altos são avessos ao risco, por outro lado, quando estão negativamente afetados tendem a transacionar menos e se arriscam mais quando se deparam com riscos também altos. A conclusão deste trabalho possibilitou mostrar que os indivíduos expostos a afeições positivas tendem a apresentar o efeito disposição maior do que as que tiveram contato com as que foram influenciadas pelas afeições neutras, e estes por sua vez tiveram o efeito disposição superior aos que visualizaram os slides negativos. Como era esperado inicialmente pelo presente trabalho. Com relação a proporção de ganhos realizados (PGR) e das perdas realizadas (PPR), os indivíduos com afeições positivas tiveram maior proporção tanto para ganhos como para perdas do que os indivíduos com afeições negativas. Demonstrando que o comportamento de aversão ao risco aumenta para pessoas que se encontram em um estado afetivo positivo.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econõmico, Curso de Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121083
Date: 2011


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