dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Seabra, Fernando |
en |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Amanda de Souza |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T23:38:38Z |
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dc.date.available |
2014-07-02T23:38:38Z |
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dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
298931 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121061 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Economia. |
en |
dc.description.abstract |
Considerando os aspectos característicos dos modais rodoviário e ferroviário, suas diferenças quanto às economias de escala e outras características são abordadas no sentido da tomada de decisão ótima do modal, no sentido da escolha do transporte com melhor a relação custo benefício, propiciando maior desenvolvimento econômico da região. Uma breve contextualização a respeito das políticas e planejamento de transportes adotados no Brasil e no estado de Santa Catarina preparam o leitor para compreender a importância da Ferrovia do Frango para o Sistema de Transportes deste Estado, o que influencia também o Sistema Ferroviário Nacional. Assim, são consideradas as principais cargas potenciais a serem transportadas pela Ferrovia do Frango, que são as carnes de aves e de suínos, com origem na região Oeste de Santa Catarina e tem como destino a exportação, através do Porto de Itajaí. Avaliando a projeção futura destas exportações, bem como a área de influência da citada ferrovia, faz-se uma avaliação das influências que a Ferrovia do Frango será capaz de trazer ao transporte regional de Santa Catarina. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Economia |
en |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento economico |
en |
dc.subject.classification |
Transporte ferroviario de carga |
en |
dc.title |
Um Estudo sobre o futuro corredor ferroviário leste-oeste de Santa Catarina: a ferrovia do frango |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |