Abstract:
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Com a expansão das Ciências Contábeis, torna-se fundamental a inserção da pesquisa científica nas atividades de ensino como meio de construção de conhecimentos e formação do senso crítico. É, portanto, responsabilidade das instituições de ensino estimular o desenvolvimento do espírito reflexivo e da investigação científica. Diante disso, este estudo tem por objetivo investigar o perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação à pesquisa científica. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa dos dados e fonte de coleta dos dados primária. Em linhas gerais, constatou-se que a maioria dos acadêmicos não está envolvida no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica. Tal fato se dá muitas vezes em função de o acadêmico não compreender a importância da produção científica para o seu crescimento profissional. No entanto, a instituição vem desenvolvendo seu papel por meio da promoção de ações de incentivo à pesquisa científica, e, mesmo de forma embrionária, os acadêmicos que estão desenvolvendo pesquisas têm publicado nos eventos de iniciação científica da UFSC como forma de disseminação desses conhecimentos. |