Abstract:
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No atual contexto, caracterizado por rápidas e constantes mudanças nos diversos âmbitos, as organizações, públicas ou privadas, precisam, a todo tempo, adquirir novas competências e, para tanto, oferecem cada vez mais alternativas de capacitação aos seus colaboradores. Consoante a isso, diante do avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a educação a distância tem ganhado espaço no cenário corporativo. Nesse âmbito, observa-se que o Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), atualmente, não dispõe de programas estruturados de integração e treinamento para os novos servidores. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo propor um programa de integração e treinamento por e-learning para os servidores ingressantes da carreira de técnico-administrativo do Ministério Público Federal de Santa Catarina. Assim, para cumprir o objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos ingressantes no cargo de técnico administrativo no MPF/SC; identificar necessidades de treinamento com base nas atividades inerentes ao cargo de técnico administrativo; apontar aspectos técnicos e estruturais de um programa de integração e treinamento por e-learning para os servidores recém-admitidos nesse cargo; e apresentar os módulos que compõem a proposta de um programa de integração e treinamento por e-learning para os servidores recém-admitidos no cargo de técnico administrativo. Nesses termos, com base nos critérios estabelecidos, foi elaborada a proposta de integração e treinamento por e-learning para os servidores ingressantes da carreira de técnico-administrativo do MPF/SC, composta por uma mensagem de boas-vindas aos servidores e cinco módulos, dois de integração e três de treinamento, de forma a atender às necessidades de treinamento identificadas. Por fim, conclui-se que o programa proposto pode efetivamente proporcionar ganhos ao MPF/SC por meio da capacitação dos servidores técnicos administrativos para o desempenho das suas atribuições |