O Valor da marca como um ativo intangível: Um estudo de caso da WEG S.A.

DSpace Repository

A- A A+

O Valor da marca como um ativo intangível: Um estudo de caso da WEG S.A.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Petri, Sérgio Murilo en
dc.contributor.author Teixeira, Juliana Pauli en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:14:09Z
dc.date.available 2014-07-02T23:14:09Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 283834 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120802
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis en
dc.description.abstract Esse estudo tem como objetivo aplicar um método de mensuração para ativos intangíveis, em específico para marcas, que se destacam por gerar mais valia às empresas. Portanto, procurou-se elaborar um caso prático de mensuração para marca baseado no método de fluxo de caixa descontado. Desta forma, utilizou-se da ferramenta denominada Scorecard da Marca para identificar e quantificar a influência exercida pela marca na geração de fluxos futuros de uma empresa do setor de bens industriais, máquinas e equipamentos, motores e compressores, mercado de atuação da WEG S.A., empresa analisada. Os resultados desse método de mensuração permitem as empresas avaliarem seus ativos intangíveis. Embora as normas brasileiras não considerem como ativos intangíveis as marcas geradas internamente é impossível desconsiderar o impacto que as marcas agregam aos resultados financeiros das empresas, já que o valor de mercado de uma empresa é formado pela soma de seus ativos, sendo que para algumas delas, o valor do ativo intangível é mais expressivo que do ativo tangíveis. Após aplicar a metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da empresa WEG S.A. que totalizou em R$3.434.111 bilhões, o que representa 77% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca da WEG exerce sobre o fluxo de caixa da empresa é bastante significativo en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Ativos intangíveis en
dc.subject.classification Marca registrada en
dc.subject.classification Fluxo de caixa en
dc.title O Valor da marca como um ativo intangível: Um estudo de caso da WEG S.A. en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
283834.pdf 407.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar