Abstract:
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A definição de preços é um componente crítico da estratégia organizacional, porque condiciona o faturamento e reflete a percepção que o consumidor tem dos produtos ou serviços da empresa. Diante de tal cenário, é possível pensar na variedade de formação de possíveis preços, baseados em custos, ou na concorrência, ou mesmo, no valor para o cliente. Uma correta definição de preço torna-o elemento fundamental da estratégia competitiva das empresas. O objetivo deste trabalho é analisar a estratégia e tática de formação de preço de produto manufaturado em uma indústria de roupas e acessórios de neoprene. Trata-se de um estudo de caso com o fim de apresentar detalhes da situação real, contribuindo para a compreensão do funcionamento de uma unidade social. O estudo traça o processo de formação de preço, identificando as estratégias utilizadas pela empresa encontradas na literatura, como são utilizadas, quem são os profissionais envolvidos e o modo que os custos influenciam na precificação. É importante ressaltar que o estudo proporcionou verificar que a empresa utiliza algumas estratégias de preço abordadas na literatura, como as estratégias de: segmentação, desnatação e penetração. Coube à empresa utilizar as técnicas de precificação que cumpriam a estratégia da organização. |