Abstract:
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No processo de comunicação científica, os periódicos caracterizam-se como um elemento essencial. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) possibilitaram ao periódico científico a apresentação em um formato mais prático, rápido e de fácil acesso. Com isso, surgiram os movimentos de acesso aberto, promovendo a socialização da informação. Porém, essa maior acessibilidade trouxe consigo a necessidade de avaliação constante dos periódicos científicos. Assim, a pesquisa buscou analisar os periódicos científicos online de acesso aberto na área da Educação, classificados como A1 e A2 pelo Qualis/CAPES (triênio 2007-2009), quanto ao uso das normas e padrões recomendados na literatura. O universo da pesquisa é composto por 130 periódicos, sendo a amostra de 52 periódicos on-line de acesso aberto (12 classificados como A1 e 40 classificados como A2). A pesquisa é exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e aliquantitativa. Como resultado da aplicação do check list elaborado a partir da literatura, constatou-se que os periódicos atendem parcialmente aos critérios recomendados na literatura. No entanto, percebeu-se que os indicadores Título e subtítulo do periódico, Número do fascículo, Sumário, ISSN, Comissão editorial, Editor responsável e Título e subtítulo do artigo foram atendidos em 100%. No que se refere ao critério Formato do artigo, observou-se que os indicadores Texto em DOC e Em áudio não foram atendidos por nenhum dos periódicos analisados e o indicador Legenda bibliográfica foi atendido por 9,6% do total. |