dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Rita de Cássia |
en |
dc.contributor.author |
Anjos, Karine Amorim dos |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T22:22:04Z |
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dc.date.available |
2014-07-02T22:22:04Z |
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dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
292543 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120553 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social |
en |
dc.description.abstract |
A importância da obrigatoriedade do processo de habilitação/reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência visual, compõe o feixe temático central deste trabalho. Diante desse pressuposto, esta pesquisa tem por objetivo geral, analisar o processo de inserção de crianças e adolescentes com deficiência visual, nos atendimentos de habilitação/reabilitação ofertados pela Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), tendo por objetivos específicos: Caracterizar o perfil dos alunos avaliados no período compreendido entre agosto de 2009 a agosto de 2010, verificando como ocorreu à inserção destes, no atendimento oferecido pela referida instituição. Trata-se da realização de um levantamento quantitativo, de modo a verificar quantos alunos freqüentam o ensino regular e as salas multifuncionais/SAESP, paralelamente ao atendimento educacional especializado ofertado pela ACIC. Podemos afirmar que embora haja a oferta do atendimento educacional especializado, a não obrigatoriedade de matrícula e freqüência é um determinante contraproducente no processo de educação integral, principalmente se considerado que o oferecimento é obrigatório, mas o ingresso e permanência, é facultativo. Medidas fundamentais precisam ser adotadas no sentido de garantir aporte legal para a obrigatoriedade da inserção nos atendimentos especializados, assegurando real possibilidade de autonomia e independência, impactando na qualidade de vida destes alunos |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Deficientes visuais |
en |
dc.subject.classification |
Inclusão social |
en |
dc.title |
A garantia do direito ao processo de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência visual |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
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