Avaliação agro-ambiental dos sistemas de cultura sob plantio direto, cultivo mínimo e aração na região de Is sur Tille (Côte d'Or -França) e Ituporanga (SC - Brasil)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação agro-ambiental dos sistemas de cultura sob plantio direto, cultivo mínimo e aração na região de Is sur Tille (Côte d'Or -França) e Ituporanga (SC - Brasil)

Mostrar registro completo

Título: Avaliação agro-ambiental dos sistemas de cultura sob plantio direto, cultivo mínimo e aração na região de Is sur Tille (Côte d'Or -França) e Ituporanga (SC - Brasil)
Autor: Beber, Caetano Luiz
Resumo: À partir de alguns anos o GEDA (Grupo de estudos e desenvolvimento agrícolas) da Tille (região do departamento da Côte d'Or - França) e os agricultores de Ituporanga (SC/Brasil) atentos às questões agronômicas e ambientais, puseram em questão as suas práticas agrícolas e se lançaram em um programa de mudança do seus sistemas de cultura, adotando as técnicas culturais de trabalho do solo sem arado que visam conduzir as parcelas em plantio direto com cobertura vegetal. Neste contexto e com a problemática atual de proteção do meio ambiente, uma avaliação das práticas fitossanitárias dos diferentes sistemas de cultura (arado, técnicas culturais sem arado "TCSA" , e plantio direto com cobertura vegetal "SDSCV") foi realizada utilizando o indicador de pressão fitossanitária I-Phy. Com uma análise geral das culturas e dos sistemas dessa zona, constata-se que os tratamentos em solo arado apresentam os maiores riscos de contaminação e em SDSCV os menores riscos. Entretanto, as práticas de cada agricultor são fundamentais nesses riscos. As fortes doses de glifosato em SDSCV não aparentam induzir à riscos importantes. Há diferenças nas conduções das culturas que induzem à riscos que variam segundo o sistema de condução e a natureza das culturas. Assim em Is sur Tille o Colza em SDSCV induz à riscos pouco expressivos. Por outro lado a cevada de inverno tem riscos ambientais importantes nos três sistemas, o que confirma que certas culturas podem ter mais impactos sobre o ambiente que outras. Em Ituporanga houveram baixos indicadores de poluição ambiental em ambos os 3 sistemas, sendo o SDSCV o que apresentou os melhores resultados. A cultura da cebola nesta região também é mais poluente, principalmente quando conduzida no sistema convencional. A cooperação entre os organismos de desenvolvimento, a pesquisa e os agricultores poderá permitir uma adoção mais importante do plantio direto com cobertura vegetal pelos agricultores destas zonas. O sistema poderá, em seguida, se expandir à outras regiões e agroecossistemas.
Descrição: TCC (graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, 2010
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120443
Data: 2010


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
291595.pdf 1.913Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar