A Tecnologia da informação e as redes de relacionamentos estudo de caso na XYZ Engenharia Ltda.

DSpace Repository

A- A A+

A Tecnologia da informação e as redes de relacionamentos estudo de caso na XYZ Engenharia Ltda.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Almeida, Mário de Souza en
dc.contributor.author Milanese, Maria da Glória en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:07:42Z
dc.date.available 2014-07-02T22:07:42Z
dc.date.issued 2009 en
dc.identifier.other 289629 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120344
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. en
dc.description.abstract Uma nova sociedade está emergindo nas últimas décadas, ocasionada por uma revolução tecnológica concentrada na tecnologia da informação e em novos processos de comunicação, forjando novas formas de organização e socialização. Estas mudanças chegam às organizações onde, centrada no uso da informação e do conhecimento, novas formas de gestão têm a rede para construção de valor, e a valorização dos relacionamentos profissionais. A internet proporciona comunicação, troca de informações e espaço de convivência nas redes de relacionamentos sociais, constituindo uma nova ferramenta para os gestores. Na realidade das pequenas e médias empresas brasileiras, onde a imagem da empresa se associa à de seus gestores, os relacionamentos pessoais dos gestores com os stakeholders é muito próximo, mas falta a noção da importância do trabalho em equipe, do capital social, da rede de relacionamentos e de informações fundamentais para o sucesso neste ambiente competitivo. Este trabalho tem como objetivo geral verificar como a tecnologia da informação está sendo utilizada nas redes de relacionamentos da empresa XYZ Engenharia Ltda., uma empresa de pequeno porte na área da construção civil. A natureza do estudo é descritiva, análise dos dados qualitativa, com fontes primárias, através de documentos, observação direta e entrevista semi-estruturada, e secundárias, por meio de pesquisa bibliográfica; a população foi composta pelos gestores da empresa, engenheiro e colaboradores do escritório. A pesquisa permitiu a descrição da rede de relacionamentos da empresa, com 76 atores sociais e seus vínculos, classificados entre fortes, médios e fracos. Verificou-se que a comunicação é pessoal, por telefone e e-mail, a rede proporciona informação, auxilia na tomada de decisão e confere competitividade. Existem outras formas de interação entre os gestores, o que fortalece os laços. os laços fracos também proporcionam novos contatos e negócios, e existe uma rede social paralela à rede de negócios. A rede da equipe da empresa forma um clique, os membros são unidos por laços variados, a comunicação é verbal, informal, o programa de qualidade leva ao registro do conhecimento. Na rede profissional dos gestores verificou-se que a participação em entidades de classe proporciona contatos que somam 2555 pessoas, sendo que a socialização profissional inicia na faculdade, ou antes, e proporciona informações úteis. A tecnologia de comunicações e informações é utilizada para armazenar dados, na comunicação é muito utilizado o telefone e o e-mail, a página na internet é desatualizada e pouco interativa, os gestores e colaboradores pouco usam das ferramentas da web 2.0. Sugeriu-se a organização do banco de dados dos contatos, a atualização do site, a colocação de internet na obra, estudar a utilização de telefone móvel com acesso a internet, criar um blog para empresa e gestores e usar redes sociais para contatos fracos. Para novos estudos sugeriu-se a verificação quantitativa do potencial da rede de relacionamento, o papel dos clientes, os recursos de capital social da rede e traçar a rede em dois graus de separação en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Redes de relações sociais en
dc.subject.classification Tecnologia da informação en
dc.subject.classification Comunicação en
dc.title A Tecnologia da informação e as redes de relacionamentos estudo de caso na XYZ Engenharia Ltda. en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
289629.pdf 1.523Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar