Abstract:
|
Este trabalho refere-se a um plano de negócio que visa propor a implantação de uma academia na cidade de Caieiras, São Paulo. Para chegar à analise dos objetivos propostos, descreveu-se o novo empreendimento como uma academia que oferece um serviço diferenciado a população da cidade de Caieiras quando comparada com outras academias da região. Este empreendimento visa atingir jovens, adultos e idosos que estão dispostos a ter uma vida mais saudável e prazerosa. A percepção da necessidade de um empreendimento como esse teve como base a observação direta bem como o método de abordagem dedutivo, realizado num período de seis meses. A partir desta percepção, especificou-se a estratégia de entrada no mercado através da utilização do composto de marketing, apresentando como diferenciais competitivos a qualidade da prestação de serviços e as diferentes modalidades de aulas oferecidas, visando a satisfação de todo cliente que frequentar a academia Gym Way. Através de um plano financeiro foi possível identificar as fontes de recursos, bem como realizar o cálculo do investimento inicial total necessário para a abertura do novo negócio, o qual foi considerado relativamente alto, aproximadamente R$109 mil. Contudo, entendeu-se que o retorno do investimento ocorrerá em menos de 3 anos, diante de um cenário realista, o qual considera 45% de ocupação. Após a conclusão e confecção do plano de negócio, considerouse viável a abertura de uma nova academia, a Gym Way, na cidade de Caieiras, São Paulo |