Abstract:
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A presença de discussão acerca de temas relativos à Ética na produção científica brasileira e espanhola de Biblioteconomia e Ciência da Informação é o enfoque principal deste estudo que advém da análise de periódicos desses campos de conhecimento. Para isso selecionou-se um título por cada região político-administrativa do Brasil e da Espanha, cuja edição tivesse se mantido regular no período de 1997 a 2006. Em cada um desses títulos, a partir de palavras-chave previamente definidas, foram identificados os textos científicos que trataram do tema. Desta forma buscou-se conhecer os fundamentos filosóficos e doutrinários, as temáticas e abordagens e as tendências da discussão Ética na produção periódica brasileira e espanhola de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Com isso foi possível formar um quadro de avaliação comparativa do comportamento desta temática nesses dois países. Metodologicamente o trabalho envolveu a identificação dos periódicos e dos textos publicados sobre a temática; leitura e descrição dos mesmos; identificação dos aspectos apontados nos objetivos pretendidos; análise dos discursos utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo; organização das ideias contidas visando chegar a uma síntese. Os resultados do estudo revelam que a discussão sobre a temática no Brasil e na Espanha no período estudado mostrou-se convergente em relação às Doutrinas e/ou Correntes da Ética que predominaram em seus textos, além dos fundamentos, temáticas, abordagens e tendências de discussão sobre as questões éticas. Conclui-se que a Ética é um tema pouco abordado na literatura científica de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e na Espanha, embora, perceba-se a real preocupação com o tema por parte de alguns profissionais da informação que escrevem e publicam sobre o assunto. As temáticas encontradas nos textos dos periódicos brasileiros e espanhóis correspondem aos interesses da sociedade e aos profissionais da informação. São questões pertinentes para estudo e talvez devam ser inseridas nas discussões relativas ao processo de formação de tais profissionais. |