Abstract:
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A presente pesquisa buscou investigar se o que é oferecido na Feira de Rua de Livros de Florianópolis, estimulou o aumento da leitura na biblioteca de duas escolas da rede de ensino na capital, cujos alunos visitaram a feira, nos anos de 2007 e 2008. Aplicou-se entrevista, com oito perguntas abertas e os participantes desse estudo foram quatro professores, dois de Geografia, um de Português (os três de 5ª à 8ª série), uma professora da 2ª série e dois profissionais responsáveis que atendem na biblioteca de duas escolas da rede de ensino. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e a técnica que foi utilizada para o tratamento dos dados coletados foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Identifica as atividades oferecidas na Feira de Rua de Livros de Florianópolis em relação ao incentivo à leitura. Identifica as práticas utilizadas para a promoção da leitura no espaço escolar e como a leitura está inserida no cotidiano da escola. Informa acerca da parceria entre o profissional responsável que atende na biblioteca e o corpo docente que trabalham para a formação do aluno leitor. Informa sobre os recursos e os materiais utilizados para o desenvolvimento das ações para a promoção da leitura. Os resultados obtidos demonstram os profissionais responsáveis que atendem na biblioteca e os professores em parceria na prática de atividades. Pode-se dizer que os discursos dos professores e responsáveis pela biblioteca das escolas em relação ao que é oferecido a leitura na Feira, contribuiu para o crescimento da leitura na escola. |