Abstract:
|
Nesta pesquisa teve-se como objetivo analisar a contribuição da Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB para a valorização de seus membros, através do desenvolvimento de ações de formação profissional. A pesquisa teve como fundamentação teórica a sociologia da construção da realidade abordada por Berger e Luckmann, e o processo civilizador, ou configuracionismo social, destacado por Norbert Elias. O foco principal foi identificar o que os profissionais Bibliotecários conhecem sobre as entidades de classe, mais especificamente aqui abordado a Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB. Também foram identificados para este estudo conceitos de entidades de classe, profissão, profissionalização dentre outros. Para melhor identificar os resultados a pesquisa teve como metodologia uma abordagem qualitativa, sobretudo devido ao uso de dados não estatísticos nesse contexto, em decorrência de escolha realizada a fim de buscar os significados social e profissional que os informantes atribuem à sua relação com sua entidade de classe. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista por melhor se adequar com os propósitos do estudo e em coerência com o instrumento de análise adotado, que foi o Discurso do Sujeito Coletivo - DSC de Lèfevre e Lèfevre. A partir da análise dos discursos realizadas com bibliotecários pode-se observar que os profissionais conhecem a associação, mas sentem que a mesma tem pouca representatividade no meio acadêmico e profissional, destacando o próprio desinteresse dos profissionais em participar e ajudar para que a divulgação das ações da entidade seja mais ampla e os cursos e outros serviços sejam mais abrangentes. |