Criando atividades de matemática usando material concreto

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Criando atividades de matemática usando material concreto

Mostrar registro completo

Título: Criando atividades de matemática usando material concreto
Autor: Brandão, Angela Maria Salazar; Rodrigues, Romildo Alves
Resumo: A compreensão de jogos em seus diversos modos de aplicação é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na área matemática, desde as séries iniciais. No entanto, o que podemos perceber na realidade escolar é uma relativa incompreensão em relação a esse tema. Ao relacionarmos ensino, aprendizagem, jogos e atividades lúdicas, estamos construindo um conjunto importante de ações fundamentais para o incremento da formação de conceitos em Matemática, favorecendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O jogo exige o desenvolvimento da capacidade de atuar sozinho e em grupo, criando e obedecendo a regras pré-estabelecidas; agindo e reagindo a estímulos próprios da ação. Como o jogo implica em ação, ao participar de uma atividade como esta, o aluno passa por uma etapa de envolvimento, adaptação e reconhecimento, bem como, do desenvolvimento paulatino da noção de trabalho cooperativo, tão importante para a ação educativa na escola, além disso, é um tema que perpassa todo o programa de Matemática no nível fundamental de escolarização. Neste trabalho criamos várias atividades matemáticas usando material concreto alguns dos quais foram manipulados através de jogos. Tais atividades foram aplicadas em sala de aula para alunos do 6º ano do ensino fundamental. Escolhemos o jogo expressominó (dominó de expressão numérica) por havermos percebido a grande dificuldade que os alunos apresentam na resolução de expressões numéricas; numa outra atividade criada usamos moedas e bloco de base que foram escolhidos no sentido de ampliar o conhecimento sobre o sistema de numeração decimal, bem como, desmistificar alguns erros comuns, relacionados ao sistema de numeração, cometidos pelos alunos.
Descrição: TCCP (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós - graduação em Matemática, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão – UNIVIMA.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119889
Data: 2009


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Angela_Romildo.pdf 2.305Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar