Planejamento estratégico em uma propriedade rural: um estudo de caso

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Planejamento estratégico em uma propriedade rural: um estudo de caso

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Title: Planejamento estratégico em uma propriedade rural: um estudo de caso
Author: Caixeta, Douglas Rafael Almeida
Abstract: O planejamento estratégico pode ser definido como um processo de gestão que apresenta o aspecto futuro das decisões institucionais, a partir da formulação de seus objetivos, metas, programas e estratégias a serem utilizadas para assegurar sua implementação. É ponto de partida para conhecer as fraquezas da organização e lidar com a incerteza do futuro. Este trabalho tem por objetivo a aplicação da metodologia de planejamento estratégico em uma pequena empresa do setor primário, mais especificamente do ramo agropecuário, com o objetivo de profissionalizar a administração da organização. Dessa forma, foram introduzidos conceitos e elementos do planejamento estratégico apresentando uma fundamentação teórica com metodologias de aplicação de planejamento, o que permitiu definir as variáveis de análise. Para realização deste trabalho utilizou-se o recurso da entrevista semi-estruturada. contendo perguntas relacionadas ã organização, ao ambiente geral e de mercado, feitas ao proprietário da organização em questão. O roteiro sobre processo de planejamento foi elaborado pelo autor. Os dados coletados foram analisados e divididos em quatro tópicos principais: análise externa, análise interna, fatores críticos de sucesso, missão e visão. A análise destes aspectos permitiu a elaboração das questões estratégicas, estratégias, ações estratégicas e a identificação das variáveis de controle. A elaboração para estas perguntas levaram o autor e o proprietário da organização a pensar em quais seriam os desafios futuros, e com isto elaborar projeções que evidenciaram a dificuldade de se aplicar a teoria na prática, como a alocação de custeio de mão-de-obra, cálculo de rentabilidade de um negócio cuja unidade de referência é variável ou verificar a eficiência de uma atividade cujas opções de venda são múltiplas. Todos estes aspectos levam a reflexão de que o planejamento estratégico não é apenas a aquisição de informações para elaboração de tarefas, e sim, o ponto de partida para a reflexão de toda a organização, dos objetivos do gestor e da existência da empresa, e com isto esclarecer o que a organização pode visar no futuro, baseando-se em planos bastante realísticos. Portanto, a instrumentalização do planejamento estratégico, contribuiu sim para a profissionalização da fazenda Macaúba. Recomenda-se vigorosamente a utilização deste instrumento, que mostrou-se essencial para a boa gestão
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119828
Date: 2009


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