Análise do método de avaliação de desempenho dos servidores tecnicos- administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina

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Title: Análise do método de avaliação de desempenho dos servidores tecnicos- administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Rodrigues, Mariana Faccio Baltazar
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o método de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para a consecução deste objetivo, foi realizado um estudo comparativo entre o método de avaliação de desempenho da UFSC com o utilizado por outras duas universidades federais, a de Uberlândia e a do Paraná. O estudo é classificado como qualitativo e descritivo, já que procura conhecer como o fenômeno se manifesta, com embasamento teórico e sem a utilização de elementos estatísticos para análise. A pesquisa bibliográfica baseou-se em fontes cientificas e empíricas. A fonte de dados foi principalmente documental, a análise se deu de forma comparativa, dos métodos entre si, com a teoria e a legislação vigente. Verificou-se que as três universidades colocam nos seus objetivos que a avaliação não deve ser apenas uma forma de progressão funcional, mas sim uma forma de reflexão sobre o desempenho. Entretanto a UFPR e UFU destacam a contribuição para aprimoramento individual e institucional. As três universidades utilizam o método das escalas gráficas, que é de fácil aplicação e entendimento pelas partes, porém, dificulta o feedback pela subjetividade inerente e falta de flexibilidade. A legislação em vigor prevê a avaliação das equipes, das chefias e também dos usuários. A UFSC utiliza a auto-avaliação e pela chefia imediata, neste sentido a UFU esta adequada a legislação e o método utilizado pela UFPR prevê a implantação gradual desses atores na avaliação. Apesar da importância do feedback, como forma de estimular o desenvolvimento individual, nenhum dos modelos dá atenção a este procedimento, prevendo apenas a comunicação de formal, escrita ou através do sistema, ao invés de uma entrevista pessoal entre servidor e chefia para a descrição e discussão do que deve ser melhorado e o que esta de acordo com o esperado
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119821
Date: 2009


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