Abstract:
|
A abertura de um novo empreendimento requer muito esforço e dedicação. Primeiramente, há a necessidade de se saber quais as oportunidades e quais os riscos que o negócio escolhido oferece. Para se adaptar aos novos desafios e oportunidades, é essencial conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores e o ambiente macroeconômico, em relação à sazonalidade, efeitos da economia, controles governamentais. Este trabalho teve como objetivo elaborar um plano de negócio para verificar a viabilidade de implantação de uma Clínica de Medicina e Estética em Florianópolis. A pesquisa tem grande importância para a implantação do negócio, já que as duas proprietárias do empreendimento não têm experiência em relação à abertura de uma empresa e o mesmo contempla a análise financeira e mercadológica, mapeando oportunidades e riscos a serem explorados. Para conhecer os possíveis consumidores do empreendimento, foi realizada uma pesquisa de mercado classificada como exploratóriadescritiva quanto aos fins e quantitativa quanto aos meios, através de questionários estruturados e não disfarçados. Foram aplicados 204 questionários iguais, com 17 questões cada. Diante do estudo, puderam-se elaborar estratégias gerais e de marketing para empresa e, além disso, foi preparado um plano financeiro bem-estruturado para auxiliar no alcance dos objetivos previamente determinados |