Panorama do serviço de referência no Brasil: análise de conteúdo dos últimos 10 anos dos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitária

DSpace Repository

A- A A+

Panorama do serviço de referência no Brasil: análise de conteúdo dos últimos 10 anos dos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitária

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author José, Paula Cristina Delfino en
dc.date.accessioned 2014-07-02T20:38:33Z
dc.date.available 2014-07-02T20:38:33Z
dc.date.issued 2009 en
dc.identifier.other 285336 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119764
dc.description TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis en
dc.description.abstract Pesquisa que analisa os trabalhos sobre serviço de referência apresentados nos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitárias realizados nos anos de 1998 a 2008. Objetiva analisar a produção técnica científica dos trabalhos publicados nos anais visando mapear o tratamento dado à temática serviço de referência. Desenvolve para atingir os objetivos propostos uma pesquisa exploratória-descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa em relação à forma de abordagem do problema, em relação aos procedimentos técnicos foi desenvolvida uma pesquisa documental e utilizou-se também da análise de conteúdo para alcançar os resultados. O corpus da pesquisa foi constituído por 41 trabalhos, que foram caracterizados do ponto vista de seus autores e análise de conteúdo da produção científica. Constata na caracterização dos autores que a maioria é do sexo feminino, 42% têm vínculo institucional com a USP ou UNICAMP e que os trabalhos foram preferencialmente escrito em co-autoria, com uma média de 3,44 autores por trabalhos. Constata na análise de conteúdo que a educação do usuário, o impacto das tecnologias de informação e comunicação, o serviço de referência virtual e a avaliação dos serviços de referência foram os assuntos mais abordados nos eventos sobre a temática em questão. Conclui que em tempos de desintermediação da informação a educação do usuário tornou-se a base de qualquer serviço de referência, pois pode garantir a autonomia ao usuário com aproveitamento dos recursos disponíveis. A Internet foi o impulso das mudanças, proporcionando inúmeras melhorias no atendimento ao usuário e na recuperação da informação. Percebeu-se que o advento das bibliotecas digitais e do ensino a distância estimularam as pesquisas sobre o serviço de referência virtual. Também é possível concluir, com base nas avaliações apresentadas, que os usuários reconhecem a importância dos Serviços de Referência nas bibliotecas universitárias, mas não utilizam com maior freqüência porque estes são pouco divulgados. Esses resultados refletem o panorama atual dos serviços de referência nas bibliotecas universitárias brasileiras e podem contribuir para uma melhor visualização do tema, nos últimos anos. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Bibliotecas universitarias en
dc.subject.classification Serviços de referencia en
dc.title Panorama do serviço de referência no Brasil: análise de conteúdo dos últimos 10 anos dos Seminários Nacionais de Bibliotecas Universitária en
dc.type TCC (graduação em Biblioteconomia) en


Files in this item

Files Size Format View
285336.pdf 871.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar