Abstract:
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Analisa a atuação do bibliotecário de instituições de ensino superior brasileiras na educação a distância, com os objetivos de identificar as habilidades e competências do profissional atuante na EaD e identificar as atividades desenvolvidas por ele nesta modalidade de ensino. Para a coleta dos dados utilizou-se o questionário, aplicado via correio eletrônico. Os procedimentos de análise basearam-se na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam um profissional do sexo feminino, na faixa etária dos 30 a 39 anos, que exerce atividades relacionadas à educação a distância numa biblioteca universitária; pró-ativo, que sabe trabalhar em equipe e em rede, tem senso de organização e trabalha com fontes de informação de qualquer natureza; tem especialização e atua na educação a distância há menos de quatro anos, exercendo as atividades de desenvolvimento e utilização de bibliotecas virtuais, auxílio no uso de fontes de informação e auxílio para a aquisição de material informacional complementar. Concluiu-se que os bibliotecários têm papel importante na educação a distância como coadjuvantes do processo de ensino/aprendizagem, mas não estão diretamente inseridos nas equipes de EaD e sim atuando nas bibliotecas universitárias de instituições que oferecem essa modalidade, com a principal tarefa de desenvolver e ofertar serviços eficazes para o atendimento aos usuários deste tipo de ensino |