Abstract:
|
0 presente trabalho tem como objetivo analisar se é viável a implantação de um bar temático no centro de Florianópolis, Brasil. Para verificar essa viabilidade, foi feito um levantamento bibliográfico sobre empreendedorismo, características dos empreendedores e plano de negócios. Após a revisão bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa mercadológica junto população para auxiliar na obtenção de dados. Foi elaborado o plano de negócios do empreendimento para verificar sua viabilidade preliminar. 0 que se pode verificar é que o cliente potencial procura por estabelecimentos diferenciados, com qualidade no atendimento e nos produtos, higiene e limpeza, localização, entre outros. A concorrência é acirrada no setor. Através do estudo conclui-se que o empreendimento é inviável do ponto de vista econômico para a acadêmica no período de três anos , entretanto o mesmo é viável nos outros aspectos: mercadológico, apesar de diversos estabelecimentos localizados no centro da cidade, ainda existe mercado para um bar diferenciado; e clientes, que são seletivos e exigentes. 0 desafio para este tipo de empreendimento está em sobreviver aos primeiros seis meses, e manter-se no mercado após esse período. Dos estabelecimentos recomendados na pesquisa tinham em comum fatores como qualidade no atendimento e produtos, higiene, limpeza, localização, entre outros, esses quesitos devem funcionar como um conjunto, com monitoramento e melhoria constante, o diferencial competitivo no setor esta em ser diferente, fazer da melhor forma possível e com muita qualidade |