Abstract:
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O presente trabalho aborda a temática da Educação em Saúde para a doação de sangue na perspectiva do impacto do Projeto Escola nas doações de sangue no Hemosc de Florianópolis. Esse estudo teve como objetivo principal investigar a influência do Projeto Escola nas doações de jovens doadores de sangue no Hemosc de Florianópolis. Tendo como objetivos específicos levantar o percentual de jovens doadores que participaram da palestra do referido projeto no ano de 1998; pesquisar a importância do Serviço Social no processo de captação de doadores de sangue; e, investigar a percepção desses jovens doadores a respeito da doação de sangue. Devido à inexistência de pesquisas sobre o Projeto Escola que existe desde 1996, percebeu-se a necessidade de dados do mesmo a fim de detectar o seu poder de conscientização sobre o tema previsto e, também, para aprimorá-lo no que fosse necessário. Como pressuposto, essa pesquisa parte de que o Projeto Escola contribui na conscientização de adolescentes e jovens para a necessidade de doar sangue. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e qualitativa, pois a análise quantitativa se deu para constatar o percentual e o número de jovens que se tornaram doadores de sangue, sendo que os mesmos participaram da palestra do Projeto Escola no ano de 1998. E, também, detectar o número de doadores masculinos e femininos, a quantidade de doações realizadas espontaneamente e o número de doações feitas a pedido de um paciente que necessita de uma transfusão sangüínea. A análise qualitativa verifica por meio de entrevista o que significa para esses jovens doadores o ato da doação de sangue. Com esse trabalho, buscou-se avaliar o Projeto Escola com o intuito de verificar o seu impacto nas doações de jovens doadores de sangue, sendo que este projeto tem corno objetivo conscientizar e sensibilizar os adolescentes e jovens para que se tornem futuros doadores de sangue e, também, agentes multiplicadores acerca do referido tema. Diante desse processo de conscientização, procurou-se enfatizar nas palestras do Projeto Escola que a doação de sangue deve ser uma atitude de solidariedade e, sobretudo. de cidadania |