Idoso com deficiência visual: elementos para implementação do atendimento na ACIC

DSpace Repository

A- A A+

Idoso com deficiência visual: elementos para implementação do atendimento na ACIC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Freitas, Rosana de Carvalho Martinelli en
dc.contributor.author Costa, Rosélia Assunção da en
dc.date.accessioned 2014-07-02T18:52:27Z
dc.date.available 2014-07-02T18:52:27Z
dc.date.issued 2005 en
dc.identifier.other 287187 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118512
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo, através de pesquisa exploratória realizada no período de agosto a dezembro de 2004, levantar os motivos que levam os idosos com deficiência visual a não freqüentarem a Associação catarinense para Integração do Cego (ACIC) ou interromperem a sua reabilitação. Durante o estágio na ACIC, realizado no período de abril a dezembro de 2004, observou-se que o número de idosos, na instituição, era pequeno e pode-se constatar através de levantamento realizado junto aos prontuários que dos 401 associados, 130 estão em atendimento na ACIC e, destes Últimos apenas, 03 são idosos. Historicamente, o idoso e a pessoa com deficiência sofrem preconceitos, têm seus direitos violados, são coagidos ao isolamento social dado que a nossa sociedade é voltada para os jovens, os belos e os fortes e não para os idosos e pessoas com de deficiência. O idoso com deficiência vivencia preconceitos e estereótipos referente à idade e à deficiência, pode-se constatar ,através da história, que estes são tratados como doentes, e improdutivos. Diante de tais questões, este Trabalho de Conclusão de Curso esta estruturado da seguinte forma: o primeiro capítulo apresenta uma percepção histórica sobre a pessoa com deficiência e o idoso e como estes eram tratados pela sociedade. O segundo capítulo aborda as políticas de atendimento ao idoso e as políticas de atendimento a pessoa com deficiência e se existe uma interface entre estas políticas. No terceiro capítulo expõe-se o trabalho realizado pela ACIC e o seu Centro de Reabilitação. Profissionalização e Convivência (CPRC), bem como o Serviço Social na Instituição e a pesquisa realizada junto aos idosos que freqüentaram a ACIC. Finalizando são encaminhadas algumas propostas para implementação do atendimento do idoso. na ACIC e as considerações finais en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Idosos en
dc.subject.classification Deficientes visuais en
dc.title Idoso com deficiência visual: elementos para implementação do atendimento na ACIC en
dc.type TCC (graduação) en


Files in this item

Files Size Format View
287187.pdf 34.80Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar