O projeto de inclusão digital do idoso no programa Universidade aberta à Terceira Idade – UNATI na UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná: Relato de uma experiência

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O projeto de inclusão digital do idoso no programa Universidade aberta à Terceira Idade – UNATI na UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná: Relato de uma experiência

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Título: O projeto de inclusão digital do idoso no programa Universidade aberta à Terceira Idade – UNATI na UNIOESTE/Campus de Toledo – Paraná: Relato de uma experiência
Autor: Odorizzi, Roseli; Tonhato, Alcides Junior
Resumo: O aumento acelerado enfrentado por todos os países da população idosa, bem como, o aumento da sua expectativa de vida, seja pelos progressos da medicina e/ou dos estímulos à manutenção de hábitos mais saudáveis, apresenta uma nova realidade - que é a de idosos cada vez mais ativos e participantes da vida social - ou seja, cidadãos que conseguem manter um ritmo de atividade contínua, que vivem com intensidade e fazem questão de ocupar-se com afazeres produtivos. Estudos apontam que o interesse das pessoas adultas ou idosas pela aprendizagem da tecnologia digital aumenta e está centrado no desejo de inclusão deste segmento social no progresso social e desenvolvimento tecnológico. O trabalho trata das atividades desenvolvidas no Projeto de Inclusão Digital para a Terceira Idade na UNATI/Toledo e tem como objetivo enfatizar os resultados obtidos na inserção e inclusão digital do adulto ou idoso de Toledo e Região. O Projeto se constitui numa atividade vinculada ao Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI da UNIOESTE/Campus de Toledo, desde 2002 e possui uma estrutura modular - integrativa que agrega conhecimento e desenvolvimento de potencialidades. As aulas são semanais e ocorrem no laboratório de Inclusão Digital da Terceira Idade. Os princípios pedagógicos que orientam as ações do Projeto estão consubstanciados na perspectiva pedagógica da educação permanente, alicerçados pela legislação que trata da Política Nacional do Idoso, do Estatuto do Idoso e da Declaração Universal dos Direitos do Homem. A educação permanente é fundamentada nos princípios e diretrizes de uma educação continuada e enriquecida, que seja feita ao longo da vida e que seja capaz de qualificar a vida das pessoas adultas e idosas. Os resultados apontam que o computador, assim como a aprendizagem/manuseio de outros equipamentos digitais se constitui em instrumento para a construção de outros conhecimentos e de maior interação no ambiente social, familiar e comunitário, bem como, têm se mostrado ferramenta efetiva na preservação da saúde mental e inserção social do idoso.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117404
Data: 2014-06-30


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