Dança na escola: Possibilidades de intervenção

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Dança na escola: Possibilidades de intervenção

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Debora
dc.contributor.author Boaron, Alana
dc.contributor.author Ferraz, Cristiane
dc.contributor.author Minatti, Diandra
dc.contributor.author Samila, Gisele
dc.contributor.author Schiavini, Karina
dc.date.accessioned 2014-06-30T14:34:50Z
dc.date.available 2014-06-30T14:34:50Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117388
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract A dança é algo presente no cotidiano da população brasileira, seja com intuito religioso, comemorativo, de lazer ou de expressão de culturas locais e regionais, ela se constitui uma atividade constante. No entanto, no ambiente escolar, ela fica na maioria das vezes relegada a momentos específicos como festas, festivais, feira de ciências..., não sendo sistematizada como conteúdo que pode levar os alunos a refletir acerca das inúmeras possibilidades inerentes a esta prática, ampliando as experiências em torno do movimento. Neste sentido, esta oficina tem como objetivo, a partir das experiências que vem sendo produzidas no projeto “O toque da Expressão”, realizar uma aula de dança na escola, ressaltando os elementos principais que a constituem e de maneira que possibilite a participação efetiva de crianças em atividades voltadas para a dança enquanto elemento da nossa cultura. A oficina será realizada em quatro momentos: socialização; alongamento e aquecimento; parte principal com atividades em torno da dança; e parte final com apresentação das ações produzidas, relaxamento e debate. A população será ser composta por no máximo 40 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos. A partir de atividades realizadas individualmente e em grupos, buscar-se-á desenvolver o potencial de criação, imaginação e domínio dos movimentos corporais, entendo que estes não são organizados a partir de um padrão pré-estabelecido, mas sim à partir dos limites e possibilidades de cada um. en
dc.subject dança en
dc.subject possibilidades en
dc.subject crianças en
dc.title Dança na escola: Possibilidades de intervenção en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Oficina - Educa ... DES DE INTERVENÇÃO (1).pdf 247.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar