Atividades Físicas, culturais e de lazer em Instituições de Longa Permanência – Ações da Educação Física

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Atividades Físicas, culturais e de lazer em Instituições de Longa Permanência – Ações da Educação Física

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dc.contributor.author Marques, Carmen
dc.contributor.author Berleze, Daniele
dc.contributor.author Bastos, Luciano
dc.contributor.author Costa, Eduardo
dc.contributor.author Conterato, Maxsuel
dc.contributor.author Pujol, Vitor
dc.date.accessioned 2014-06-29T18:57:58Z
dc.date.available 2014-06-29T18:57:58Z
dc.date.issued 2014-06-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117355
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Este trabalho é realizado em instituições de longa permanência da cidade de Santa Maria, sendo elas o Lar das Vovozinhas e o Abrigo Espírita José Oscar Pitan. O objetivo geral do projeto é promover ações da educação física com estes idosos asilados, através da aprendizagem, do lazer e da recreação e promover um agir pedagógico com este público, tendo a saúde como conseqüência e não como objetivo principal, sendo este o aprendizado dos conteúdos da educação física. A metodologia utilizada se baseia em teorias pedagógicas oriundas da educação física escolar, sendo elas a teoria crítico-emancipatória e didática comunicativa de Kunz e a proposta as aulas abertas de Hildebrandt, sendo as aulas centradas nos alunos e em seus interesses e na comunicação, diálogo. Os resultados que estamos conseguindo perceber é maio aprendizado dos conteúdos da educação física, maior comunicação e diálogo entre os participantes, ganho de autonomia e de criticidade. As conclusões a que chegamos é que é possível de se trabalhar a educação física voltada para o aprendizado, dos seus variados conteúdos, com o público idoso, que quando centramos a pratica pedagógica no aluno conseguimos maiores resultados, e que a emancipação também se dá em face do movimento e nas melhoras cognitivas que este traz a vida do idoso asilado. en
dc.subject Educação física en
dc.subject Idosos asilados en
dc.subject Emancipação en
dc.subject Pedagógica en
dc.title Atividades Físicas, culturais e de lazer em Instituições de Longa Permanência – Ações da Educação Física en


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