Abstract:
|
Na agricultura familiar predomina a interação entre gestão e trabalho, possibilitando a produção de alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para todos. A economia solidária tem por princípios a propriedade coletiva e o direito a liberdade individual. Caracterizam-se como economia solidária as feiras, pois apresentam potencial em espaço de comercialização e relações sociais, gerando ocupações e renda. São ofertados produtos como os alimentos orgânicos, estes que estão entrando cada vez mais no cardápio da população devido à preocupação com a segurança alimentar e meio ambiente. Porém, mesmo com o aumento da procura dos alimentos orgânicos pelos consumidores, sua busca nas feiras ainda possui barreiras a serem superadas. Com isso, o objetivo desse estudo consiste em avaliar a forma de apresentação e divulgação dos produtos comercializados na feira de agricultores familiares no município de Curitibanos-SC e desenvolver, de forma participativa, novas estratégias de venda e de agregação de valor a esses produtos. O projeto apresenta característica extensionista, contando com a realização de questionários para levantamento de dados de modo a permitir o prosseguimento das atividades com os feirantes, desenvolvendo conjuntamente estratégias para agregar valor aos produtos comercializados por eles. Dessa forma, futuramente será possível o diagnostico dos motivos da baixa valorização das vendas dos produtos na feira e a aplicação de estratégias que visem maior comercialização dos produtos ofertados. |