Novos caminhos: Aprendendo com e na diversidade

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Novos caminhos: Aprendendo com e na diversidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rangel, Gilsenira
dc.contributor.author Rodrigues, Lourdes
dc.contributor.author Rosa, Thaiany
dc.contributor.author Dal Molin, Claudia
dc.contributor.author Munhoz, Samara
dc.contributor.author Mashiba, Glaucia
dc.contributor.author Baptista, Michele
dc.contributor.author Rodrigues, Jaqueline
dc.date.accessioned 2014-06-24T23:44:53Z
dc.date.available 2014-06-24T23:44:53Z
dc.date.issued 2014-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117267
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Neste trabalho procuramos descrever as vivências de jovens com Síndrome de Down, do projeto de extensão Novos Caminhos, da FAE/UFPel, no tocante ao desenvolvimento da autonomia. O projeto funciona desde 2007, atende 19 jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, divididos em duas turmas, uma de alfabetização com 12 alunos e outra turma avançada com 7 alunos. O projeto proporciona aos jovens vivências e aprendizagens diferentes das que eles recebem em casa, tentando aproximá-los das expectativas da escola, e indo além, preparando-os para um mundo social, para uma vaga de emprego, tentando torná-los mais independentes, autônomos e seguros em atividades propostas no cotidiano de cada um. São propostas aos alunos em sala de aula atividades como: apresentação de trabalhos orais, debates, entre eles, de questões lançadas em sala de aula, atividades para reconhecimento do próximo, bem como aulas-passeio, entre outras. Tais atividades proporcionam a eles um conhecimento real da sociedade, quando são colocados em prática alguns desafios que lhes são lançados: pagar a conta do restaurante sozinhos, escolher onde e com quem se sentar, fatos que raramente ocorrem na presença dos pais, pois alguns pais tendem a superproteger os filhos, limitando-os de desenvolver a independência. Com isto, o projeto procura proporcionar uma chance para esses jovens, fazendo com que eles mostrem à sociedade, e também aos pais, que são capazes de realizar tarefas comuns, como qualquer pessoa independente, basta uma oportunidade. en
dc.subject educação en
dc.subject deficiência en
dc.subject alfabetização en
dc.title Novos caminhos: Aprendendo com e na diversidade en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação- Novos caminhos (1).pdf 243.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar