Atuação do curso de turismo nas escolas da rede pública Municipal de Pelotas: Reflexões sobre turismo, educação patrimonial e cidadania

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Atuação do curso de turismo nas escolas da rede pública Municipal de Pelotas: Reflexões sobre turismo, educação patrimonial e cidadania

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dc.contributor.author Müller, Dalila
dc.contributor.author Hallal, Dalila
dc.contributor.author Rosso, Fabíula
dc.date.accessioned 2014-06-24T23:37:09Z
dc.date.available 2014-06-24T23:37:09Z
dc.date.issued 2014-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117266
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Nossa proposta é apresentar algumas reflexões das ações realizadas pelo Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel nas escolas da rede pública municipal de Pelotas, inseridas no Projeto de Extensão “Turismo, Educação e Cidadania”. O projeto tem por objetivo desenvolver ações junto aos alunos da rede municipal de Pelotas, a fim de oportunizar a reflexão sobre as temáticas turismo, educação patrimonial e cidadania. Desse modo, visa inserir o acadêmico do curso turismo na comunidade onde está a universidade, propiciando o crescimento pessoal e profissional do mesmo. O projeto pretende incentivar os alunos da rede municipal a valorizar as próprias vivências da comunidade, incentivando a participação local que é a melhor preparação para a atuação dos cidadãos em nível global. A metodologia consiste na realização de encontros com turmas do 4º ano do ensino fundamental, pois é nessa série que os alunos começam a trabalhar a sua cidade. Durante os encontros, são desenvolvidas diversas atividades individuais e coletivas, como passeios, desenhos, jogos, brincadeiras e debates, com a intenção de estimular as discussões de questões sociais, ambientais, históricas e culturais da comunidade, relacionadas à atividade turística. As atividades desenvolvidas possibilitam aos alunos uma relação mais direta com seu bairro, com a sua cidade, com seu cotidiano, o que reforça e valoriza o elo na e com a comunidade. en
dc.subject Cidadania en
dc.subject Turismo en
dc.subject Educação Patrimonial en
dc.title Atuação do curso de turismo nas escolas da rede pública Municipal de Pelotas: Reflexões sobre turismo, educação patrimonial e cidadania en


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