dc.description.abstract |
Este trabalho busca apresentar a ação de extensão intitulada “¿Hablas español? Espanhol no Ensino Médio para além da compreensão leitora”, cujo objetivo é fomentar a formação inicial de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a partir da inserção dos licenciandos na realidade escolar da Educação Básica (nível médio) e promoção do ensino/aprendizagem da língua espanhola de forma mais abrangente, sem a tradicional ênfase na leitura. Vinculado ao Programa de Extensão CELUFFS (Centro de Línguas da UFFS) campus Cerro Largo/RS e, por meio da parceria externa com uma escola estadual no município de Cerro Largo, o projeto pretende atuar como espaço de integração e formação inicial docente na área de espanhol; contribuir nas discussões das disciplinas de estágios do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da UFFS campus Cerro Largo e propiciar aos alunos da Educação Básica, especialmente os do Ensino Médio, um contato com o espanhol de modo mais integral, motivador e relevante à formação educacional dos estudantes, incentivando os alunos a falar, a ouvir, a ler e a escrever na língua-alvo. A metodologia utilizada é a da pesquisa-ação com aporte teórico da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC). Como resultados parciais aponta-se para o favorecimento da construção e da identidade docente das licenciandas-bolsistas envolvidas, além da contribuição para que os alunos da escola-parceira do projeto conheçam a língua espanhola de forma mais ampla, não sendo reduzida a atividades de leitura. |
en |