dc.description.abstract |
Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, estimulando busca de soluções e organização para ações individuais e coletivas. Dados indicam que parte da população utiliza práticas inadequadas para guarda e descarte de medicamentos e que faltam conhecimentos sobre uso correto de plantas medicinais. Objetivo: Apresentar as atividades educativas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Cuidando da Farmácia Caseira” em Unidades de Saúde (US), que visam à sensibilização dos usuários e agentes comunitários de saúde sobre a importância da guarda e descarte correto de medicamentos e uso correto de plantas medicinais. Materiais e Métodos: As atividades educativas foram desenvolvidas com grupos de usuários da US Parque dos Maias, e também com usuários e agentes comunitários da US Costa e Silva, ambas do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Foram estruturadas oficinas sobre cuidados com estoque e descarte de medicamentos e também sobre manejo e uso adequado de plantas medicinais. Os temas foram trabalhados através de atividades interativas, utilizando atividades lúdicas e recursos multimídia. Ao final de cada oficina foi realizada pesquisa de satisfação. Resultados e Conclusões: Foram realizadas 5 oficinas para 2 grupos de usuários da US Parque dos Maias e para 1 grupo da US Costa e Silva, em que participaram 39 usuários, em média 8/oficina. 74% daqueles que preencheram o questionário de avaliação (n=31) avaliou seu aprendizado nas oficinas como ótimo. Para os agentes comunitários de saúde foram realizadas 2 oficinas na Unidade Costa e Silva, em que participaram 21 profissionais, em média 10/oficina. Dos 12 participantes que responderam à pesquisa, 11 (92%) consideraram a atividade realizada como ótima. Por meio das atividades realizadas foi possível disseminar informações sobre guarda e descarte de medicamentos e uso de plantas medicinais. |
en |