Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental: espaço para se Alfabetizar Letrando

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental: espaço para se Alfabetizar Letrando

Mostrar registro completo

Título: Sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental: espaço para se Alfabetizar Letrando
Autor: Leal, Sandra
Resumo: Esta comunicação visa a apresentar o projeto de extensão: “Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental: espaço para se alfabetizar letrando”, inserido no Programa de Iniciação à Docência – PIBID, que está sendo desenvolvido desde setembro de 2012, em um colégio da rede estadual de ensino, em Ponta Grossa – PR. O referido projeto procura aliar ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos acadêmicos do curso de Letras Português/Inglês a inserção no ambiente escolar, assumindo assim uma postura de professores pesquisadores. No segundo semestre de 2012, os acadêmicos realizaram o estudo do meio, aliado às observações participativas das aulas ministradas pelas professoras supervisoras, nos 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e acompanharam o trabalho realizado na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos do 6º ano. Paralelo a isso, semanalmente, professora coordenadora, professoras supervisoras e acadêmicos participavam de um grupo de estudos sobre questões relativas ao ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Em 2013, inseridos na rotina da escola, os acadêmicos, sob a orientação das professoras supervisora e coordenadora, elaboraram um projeto de leitura e produção de textos que culminará na organização de um livro de textos dos alunos dos 6ºs anos. Além disso, estão realizando observações participativas em turmas de 6ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio, bem como na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos dos 6ºsanos. Dessa forma, estão verificando as condições de entrada e de saída dos alunos, nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, buscando alternativas metodológicas para minimizar os problemas de alfabetização e letramento detectados na dinâmica do dia a dia das salas de aula, bem como nos estudos e discussões realizados nas reuniões semanais do grupo de estudos.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117219
Data: 2014-06-23


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - SALA ... FABETIZAR LETRANDO (1).pdf 254.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar