Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica

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Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica

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dc.contributor.author Xavier, Ernani Filho
dc.contributor.author Papst, Josiane
dc.contributor.author Cesário, Marilene
dc.contributor.author Cassins, Nathana
dc.contributor.author Sales, Priscila
dc.contributor.author Umbelino, Silvia
dc.contributor.author Piovani, Veronica
dc.contributor.author Gutman, Victor Hugo
dc.contributor.author Batalha, Roseli
dc.date.accessioned 2014-06-10T20:02:05Z
dc.date.available 2014-06-10T20:02:05Z
dc.date.issued 2014-06-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117074
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract Programas estruturados de natação podem fornecem informações sobre saúde e desenvolvimento das crianças. Quanto à aspectos metodológicos relacionados à atuação dos profissionais e ganhos motores dos praticantes os dados não são assim tão completos. Sabe-se que fatores orgânicos, biomecânicos e ambientais atuam de maneira complementar e são mecanismos que possivelmente estão por traz de transições comportamentais observadas no desempenho das crianças. Evidências a favor da uma relação positiva entre procedimentos pedagógicos e ganhos motores específicos nas atividades na água ainda carecem de maiores evidências experimentais. O Objetivo desse trabalho é relatar os resultados obtidos durante o período de intervenção do projeto de extensão A Escola Como Lócus de Formação e Aprendizagem Docente: Construindo Possibilidades de Intervenção para o Ensino da Educação Física na competência aquática das crianças e no conhecimento procedimental dos acadêmicos responsáveis pela condução da intervenção. Participaram do estudo 90 crianças com idade entre 10 e 11 anos matriculadas nas quintas séries do Colégio Estadual 11 de Outubro em Cambé e do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina e 12 estagiários do curso de Educação Física da UEL. Ao todo foram realizadas 30 sessões de prática de uma hora uma vez por semana nas piscinas do CEFE. Durante o período de intervenção formam desenvolvidos workshops para a o conhecimento das habilidades aquáticas, identificação e superação de problemas relacionados às práticas de ensino pelos estagiários do projeto. Ao final da intervenção as crianças foram avaliadas. Houve um aumento da competência aquática dos participantes e da confiança entre os alunos e os estagiários. Observou-se ainda um ganho generalizado de competência por parte dos acadêmicos envolvidos com as ações do programa acerca da habilidade nadar e dos procedimentos. Os resultados abrem novas perspectivas de investigação. en
dc.subject educação física desenvolvimentista, atividades aquáticas, formação profissional, en
dc.title Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica en


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