“Visitando”: relatos das experiências de proximidade estabelecidas com instituições de ensino de Pelotas e região

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

“Visitando”: relatos das experiências de proximidade estabelecidas com instituições de ensino de Pelotas e região

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Fabíola
dc.contributor.author Custódio, Taiane
dc.contributor.author Ribeiro, Angelita
dc.date.accessioned 2014-05-29T20:03:31Z
dc.date.available 2014-05-29T20:03:31Z
dc.date.issued 2014-05-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116936
dc.description Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.description.abstract O título desta proposta – “Visitando” - serve de nome ao projeto de extensão que se deseja apresentar. Tal proposta, desenvolvida com apoio financeiro da pró-reitoria de extensão do IFSul desde 2011, se debruça sobre a dinâmica de aproximação entre o Campus Pelotas-Visconde da Graça, com instituições de ensino da cidade de Pelotas, bem como de municípios vizinhos, no sentido de divulgar os cursos disponíveis. O projeto tem seu início a partir da observação da recepção realizada pelos discentes do Campus ainda no ano de 2010, quando iniciativas mais estruturadas para a recepção dos estudantes de outras instituições foram aprimoradas. No entanto, a partir da formalização do projeto, e com o desenvolvimento de dinâmicas para a acolhida das instituições que procuravam o Campus e seus cursos para conhecê-los, as demandas foram incrementadas, e o projeto consolidou-se, sobretudo a partir do fortalecimento de parcerias internas que permitiram sua continuidade. Assim, a proposta de apenas acolher as escolas, foi ampliada e passou a oferecer junto às instituições da rede de ensino formal e não formal, a possibilidade de visitas nas escolas, e não apenas no Campus. Foi neste sentido, que a equipe passou a contar mais fortemente com a colaboração de parceiros internos, que viam nesta apresentação uma forma de ampliar o acesso e a inclusão de estudantes em seus contextos de origem. Deste modo, a partir do desenvolvimento de trabalho articulado, estruturaram-se formas estratégicas de aproximação junto à comunidade externa, que se percebe, tem se apresentado como estratégia para aproximação com a comunidade a partir do conhecimento e acesso à educação. en
dc.subject extensão en
dc.subject comunicação en
dc.subject divulgação en
dc.subject escolas en
dc.title “Visitando”: relatos das experiências de proximidade estabelecidas com instituições de ensino de Pelotas e região en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - VISI ... E PELOTAS E REGIÃO (1).pdf 299.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar