Formação docente por meio da extensão: oficina de teorias da aprendizagem para professores da educação básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Formação docente por meio da extensão: oficina de teorias da aprendizagem para professores da educação básica

Mostrar registro completo

Título: Formação docente por meio da extensão: oficina de teorias da aprendizagem para professores da educação básica
Autor: Allain, Olivier; Dalmolin, Charlene; Dominguini, Fábio; Garcia, Caroline
Resumo: O projeto visou a construção, por parte de professores da educação básica da rede pública e licenciandos, de propostas de ensino, a serem aplicadas nas aulas dos frequentadores da oficina, que levem em conta premissas de três Teorias de Aprendizagem: a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a teoria da mediação de Vigotski e a teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Acreditamos na relevância deste tipo de projeto, quando se sabe que muitos professores carecem de um olhar estruturado sobre sua prática ou sobre esta teoria. Algumas ferramentas e estratégias de ensino, como os mapas conceituais e a utilização de organizador prévio, foram abordadas, de modo a trazer alternativas para as práticas docentes dos participantes da oficina.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116915
Data: 2014-05-29


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Educação - FORM ... DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1).pdf 8.867Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar