Intervenções específicas de matemática para alunos do PROEJA: descobrindo e se redescobrindo na educação profissional e tecnológica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Intervenções específicas de matemática para alunos do PROEJA: descobrindo e se redescobrindo na educação profissional e tecnológica

Mostrar registro completo

Título: Intervenções específicas de matemática para alunos do PROEJA: descobrindo e se redescobrindo na educação profissional e tecnológica
Autor: Honnef, Cláucia; Aghenese, Ana Paula; Machado, André; Godois, Lutiele; Medeiros, Mateus; Flores, Pablo
Resumo: Este artigo analisa e apresenta o impacto da implantação e desenvolvimento do Projeto Potencializando a Leitura, a Escrita e a Matemática: formas de descobrir e se redescobrir na Educação Profissional E Tecnológica, destinados aos alunos dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos- PROEJA do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja. O projeto visa proporcionar aos alunos com dificuldades nesses aspectos um ambiente destinado exclusivamente para a superação destas, através da realização de intervenções especificas trabalhando a matemática, a leitura e escrita. Teve-se inscrição de trinta e dois alunos para participar do projeto, porém hoje tem-se uma média de quinze participantes, visto que muitos não conseguiram participar devido as suas atividades de trabalho ou situações familiares. Esse fato já aponta para uma especificidade dos educandos da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, ou seja, muitos tem o interesse em participar de todos os momentos de aprendizagem oferecidos na instituição de ensino, porém na maioria das vezes o contexto familiar, social e de trabalho os impede. Nas intervenções buscou-se trabalhar a matemática a partir de suas vivências e das experiências que tinham no curso de Cozinha. A partir das experiências até agora vivenciadas no projeto é importante destacar que no ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos faz-se essencial considerar o histórico de vida, as características sociais, cotidianas dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, pois percebeu-se que ao trazer aspectos da matemática a partir das vivências cotidianas ou relacionadas ao próprio curso de Cozinha PROEJA, muitos dos estudantes tiveram uma maior motivação para a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos, pois viam nestes sentido e significado.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116857
Data: 2014-05-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Educação - INTE ... ISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf 181.0Kb PDF Visualizar/Abrir PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar