Abstract:
|
O esporte é um dos conteúdos mais desenvolvidos nas aulas de Educação Física, isso porque o mesmo está presente de maneira marcante em nossa sociedade e é uma das manifestações corporais mais conhecidas e vivenciada pelas pessoas na atualidade. O fenômeno esporte, possuí características próprias que o constitui, entre elas estão: a competição, o alto rendimento, as regras, os materiais, trajes e locais específicos para sua prática. Ao professor é necessário discernimento ao utilizar o conteúdo esporte como um de seus recursos pedagógicos, salientando a importância desse fenômeno na atualidade, possibilitando que o aluno se aproprie de maneira crítica esse conteúdo e o vivencie na escola de acordo com os objetivos educacionais. No que tange o Esporte Adaptado, modalidades esportivas foram adaptadas e elaboradas especificamente para pessoas com deficiência. Entendemos que é preciso uma maior compreensão sobre o tema para que ocorra uma apropriação deste como mais uma possibilidade de inclusão social e de vivência corporal. Essa possibilidade não deve se restringir apenas a pessoas deficientes e sim, a todas as pessoas, oportunizando a todos experimentar o sentimento de empatia, de superação e de adaptação no qual nosso corpo capaz. O objetivo dessa oficina é possibilitar o acesso e conhecimento sobre o Esporte Adaptado, a vivência de atividades adaptadas e um novo olhar sobre a inclusão social e escolar. Atualmente esse conteúdo vem sendo desenvolvido em nossas aulas de Educação Física, com todos os alunos, deficientes ou não, e tem provocado uma reflexão mais crítica sobre as possibilidades e limites do corpo humano, além da tomada de consciência sobre a relevância dessa modalidade esportiva para pessoas com deficiência. Baseados nos relatos de nossos alunos compreendemos que a divulgação do Esporte Adaptado nas escolas poderá contribuir e fortalecer ações voltadas a inclusão e a cidadania. |