Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude

Mostrar registro completo

Título: Ofina de fotografia: possibilidades de encontro entre psicologia e juventude
Autor: Assis, Neiva de; Portela, Mariana Ramos
Resumo: Este projeto tem como principal justificativa a necessidade de aproximar-se da realidade local. Optou por trabalhar com jovens entre 12 e 16 anos em contextos educativos, ofertando atividade de educação complementar e utilizar a linguagem fotográfica (discurso imagético) como estratégia de construção de olhares sensíveis e críticos a respeito do cotidiano que os cerca. Possibilitar aos jovens participantes espaço de construção de olhares sensíveis e criativos sobre o cotidiano de que participam é o objetivo da proposta da oficina estética mediada pela fotografia. Falamos de estética enquanto dimensão sensível, enquanto modo específico de relação com a realidade, que permita reconhecer a polissemia da vida. O trabalho teve como metodologia a valorização da experiência do ser jovem, as trocas de experiências, o trabalho em grupo. A oficina mediada pela linguagem fotográfica é o principal recurso metodológico presente neste projeto. E seguiu as seguintes etapas: 1) Apresentação e discussão do tema e dos participantes; 2) Exibição de vídeo musical; 2) Análise de imagens fotográficas; 4) Experimentação com o papel cartão de modo a exercitar o olhar e o enquadramento diante de um foco; 5) Produção da imagem fotográfica com equipamento fotográfico. Consideramos que a oficina atingiu seu objetivo, uma vez que participaram quase a totalidade de alunos, houve envolvimento nas atividades propostas e considerando os relatos dos participantes sobre a importância da atividade em sua formação profissional e pessoal. Novos sentidos foram produzidos ao experimentarem a fotografia como modo de expressão, de significação, de memória. Contudo, o presente relato de experiência considerou que a Psicologia pode contribuir no contexto da educação, incluindo a linguagem imagética como possibilidade de reflexão sobre experiências cotidianas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116793
Data: 2014-05-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Cultura - OFICI ... OLOGIA E JUVENTUDE (1).pdf 4.612Mb PDF Visualizar/Abrir PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar