UNIVERSIDADE COMO CENTRO DE UM SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO: O CASO DO CAMPUS ARARANGUÁ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DSpace Repository

A- A A+

UNIVERSIDADE COMO CENTRO DE UM SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO: O CASO DO CAMPUS ARARANGUÁ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Show full item record

Title: UNIVERSIDADE COMO CENTRO DE UM SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO: O CASO DO CAMPUS ARARANGUÁ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Author: Esteves, Paulo Cesar Leite
Abstract: A Universidade pode desempenhar papel significativo na geração de atividades baseadas no conhecimento, capazes de impulsionar a transformação do perfil social e econômico da região do Vale do Araranguá por meio da formação de um sistema regional de inovação e de uma alternativa baseada no conhecimento. Por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental o trabalho apresenta políticas públicas de educação que formatam o Campus Araranguá/UFSC. Relata os fortes vínculos que tem com a comunidade da região, o que lhe confere significado, e também cria grande expectativa sobre sua contribuição para a sociedade local. Enumera os conceitos relativos à inovação e aos sistemas regionais de inovação e o significado dos habitats de inovação para formação de um ambiente inovador, baseado em uma cultura empreendedora a partir da Universidade. Projetos desenvolvidos pelo Campus alinhados com o objetivo de estruturar um sistema de inovação demonstram o esforço articulado da universidade com as empresas e o governo local para o florescimento de empreendimentos inovadores e propõe um conjunto de estratégias que traçam um cenário prospectivo desejado para as atividades de tecnologia e inovação dirigidas à formação do sistema regional de inovação no Vale do Araranguá.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116155
Date: 2013-11-29


Files in this item

Files Size Format View
336.pdf 168.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar