Luz aos alunos: representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a sociologia – um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Luz aos alunos: representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a sociologia – um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise Maria Tavares
dc.contributor.author VIEIRA, BRUNA RAMOS
dc.date.accessioned 2014-02-13T15:55:26Z
dc.date.available 2014-02-13T15:55:26Z
dc.date.issued 2013-12-10
dc.date.submitted 2013-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115494
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract Esse artigo tem como base empírica a realização do estágio docente supervisionado da Licenciatura em Ciências Sociais. Foi a partir das experiências e reflexões instigadas por ele, que surgiu a intenção de buscar compreender os conhecimentos que os alunos de ensino médio da turma 32 (turma 24 no período de estágio, em 2012) possuem sobre as ciências sociais e o que pensam sobre a disciplina de Sociologia – o que é, do que trata, sua finalidade, entre outras indagações. A escola pesquisada está inserida no contexto educacional brasileiro, mais especificamente de Florianópolis e chama-se Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. O estudo fundamenta-se principalmente na Teoria das Representações Sociais, baseando-se nas contribuições de autores como Moscovici, Jodelet, Sá e Spink. Tal teoria emerge como alternativa para uma aproximação das concepções prévias desses estudantes, considerando a complexa realidade à qual pertencem e na qual influem e são influenciados. Para alcançar este objetivo utilizou-se como métodos de pesquisa o grupo focal, que se deu em um encontro com a nova turma dos estudantes participantes do estágio; um questionário semiestruturado aplicado durante o estágio e revisão bibliográfica. Constatou-se inicialmente que os estudantes possuem noções sobre a Sociologia, de modo que estes conhecimentos encontram-se permeados de elementos científicos e de seu imaginário. Alguns aspectos relacionados à disciplina encontram-se confusos e distorcidos, mas parecem dar conta, para eles, de suas necessidades. Consideraram-na importante e necessária para a compreensão do meio em que vivem, mesmo demonstrando dificuldades de identificá-la em diferentes momentos. Pode-se argumentar que o contexto da vida cotidiana desses estudantes, por se voltar para uma perspectiva de valorização do mundo prático e produtivo, pode interferir pendendo para que a prática, mais do que a teoria e a abstração, seja valorizada. en
dc.description.abstract This article is empirically based on the completion of the supervised teaching of Bachelor in Social Sciences. It was from the experiences and reflections instigated by him, which appeared at trying to understand the knowledge that high school students of class 32 (class 24 in probation period) have on the social sciences and what they think about the discipline of Sociology - that is, what is, its purpose, among other questions. The school studied is inserted in the Brazilian educational context, and more specifically of Florianópolis called Basic School Getúlio Vargas. The study is based mainly on the social representations theory, based on contributions from authors such as Moscovici, Jodelet, Sá and Spink. Such a theory emerges as an alternative to an approach of previous conceptions of these students, considering the complex reality to which they belong and in which influence and are influenced. To accomplish this we used research methods as the focus group, which was in a meeting with a new group of students participating in the internship, a semi-structured questionnaire was applied during the stage and literature review. It was found initially that students have some notions about the sociology of knowledge so that they are permeated by scientific evidence and its imagery. Some aspects related to discipline are confused and distorted, but seem to account for them, their needs. Considered it important and necessary to understand the environment they live in, even demonstrating difficulties in identifying it at different times. It can be argued that the context of everyday life of students, by turning to a valuation perspective the practical and productive world, can interfere hanging for practice rather than theory and abstraction, is valued. en
dc.format.extent 46 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Representação Social en
dc.subject Disciplina de Sociologia en
dc.subject Ensino médio en
dc.subject Alunos en
dc.subject Social Representation en
dc.subject Discipline of Sociology en
dc.subject High school en
dc.subject Students en
dc.title Luz aos alunos: representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a sociologia – um estudo de caso en
dc.type TCCgrad en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL_Bruna Ramos Vieira_A5.pdf 607.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar