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A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos formandos das Universidades Católicas de Brasília e Buenos Aires sobre o curso de Administração e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. Tem como objetivos específicos: identificar o perfil dos formandos investigados; comparar suas percepções e nível de satisfação sobre seu curso e trajetórias acadêmicas; revelar suas expectativas quanto ao mercado de trabalho. O estudo é de natureza exploratória, descritiva e qualitativa. Utilizou-se como técnica para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevista e a observação com um total 20 (vinte) formandos de duas instituições de ensino superior do Brasil e da Argentina. A pesquisa sinaliza que mais similaridades do que distinções aparecem entre os formandos nas duas Universidades, o que representa um fator relevante na pesquisa pela evidente diferença na historia e formação demográfica dos dois países. Diante de tal fato, ratifica-se a preponderância positiva das raízes comuns latino-americanas, bem como a cultura organizacional das universidades católicas pesquisadas ao contribuir, sob o olhar dos formandos, na formação humanística dos futuros gestores, mesmo sob os desafios e peculiaridades enfrentados nos contextos econômicos da Argentina e do Brasil. Assim, mesmo enfatizando que os cursos precisam desenvolver mais atividades práticas e intensificar o contato com o ambiente empresarial, todos os estudantes estão satisfeitos e indicam o curso de Administração por sua formação generalista, humanística e visão sistêmica. |
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