UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM): INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM): INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

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Título: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM): INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Autor: Santana, Julival Queiroz de; Schnorr, Charles; Mafra, Marluce; Francisco, Thiago Henrique Almino; Rodrigues, Thiago Meneghel
Resumo: O presente artigo científico tem por objetivo investigar o processo de inovação e gestão conhecimento na Região Norte do País, tendo por eixo orientador a coleta, análise e estudo de caso a Universidade Federal do Amazonas. Realizou-se a pesquisou a partir de uma abordagem teórica cujo método de abordagem foi o dedutivo, o método de procedimento utilizado caracteriza-se como descritivo, tipo de abordagem interpretativa, e a técnica de pesquisa utilizada a documental indireta, caracterizando um estudo de caso exploratório, com base nas fontes de informação bibliográficas e eletrônicas adstritas a temática da inovação, tecnologia e propriedade intelectual na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A revisão da literatura sobre o tema na Região Norte do País demonstra que a UFAM possui aspectos diferenciais na área de inovação e tecnologia, com ênfase na gestão do conhecimento nessa área do saber, aspecto ratificado pelas atividades desenvolvidas com estreito alinhamento as perspectivas governamentais e internacionais com marco na consolidação de parcerias públicas e privadas, que tendem a colocar a IES em patamar de excelência e destaque na Região Norte do País. Verificou-se que aliada a principal função da UFAM atrelada ao ensino, pesquisa e extensão, também reporta-se ao alinhamento institucional com foco na inovação e na propriedade intelectual, alçados a patamar estratégico, como aspectos indissociáveis ao fortalecimento institucional e suporte ao desenvolvimento estadual e regional nessa área do conhecimento. A principal contribuição da pesquisa, além de propiciar notória reflexão crítica sobre o assunto, trouxe à tona a necessidade de buscar-se compreender como a inovação aliada a gestão do conhecimento podem compor um fator diferencial nas instituições de ensino superior. A análise indicou que as questões relacionadas a temática permanecem inexplorados, especialmente, em relação ao quadro evolutivo das IES (Região Norte) na área de inovação, tecnologia e propriedade intelectual, sugerindo a necessidade de aprofundamento e novos estudos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114926
Data: 2013-11-27


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