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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia – UFBA – possui um programa de extensão denominado Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) que consiste em contribuir na formação acadêmica dos estudantes envolvidos através de sua aproximação com a realidade social fora do ambiente acadêmico. Assim, a ACCS é ofertada como disciplina que busca estabelecer comunicação entre a Universidade e os sujeitos que estão excluídos nessa instituição. Esse estudo objetiva analisar as práticas de aprendizagem fundamentada nas ações realizadas por estudantes de diferentes graduações da Universidade Federal da Bahia com a população em situação de rua que frequenta o Projeto Levante-te e anda em Salvador - Bahia. Os atores sociais envolvidos na ACCS - estudantes e moradores em situação de rua - participaram desse processo educativo, dialogando, trocando suas experiências cotidianas e construindo novos saberes. O enfoque teórico metodológico adotado na pesquisa foi a etnometodologia. A pesquisa foi desenvolvida no próprio campo da ACCS e nesse primeiro momento, foram entrevistados doze estudantes. Os resultados apontam para a constatação de que o desenvolvimento de práticas como as da ACCS indica uma dinâmica de flexibilização curricular através do ensino, da extensão e da pesquisa nas quais, os estudantes tornam-se sujeitos críticos, construtores de sua autonomia e comprometidos com as causas sociais, facilitando o diálogo com pessoas que vivem em situação vulnerável. |
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