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A educação brasileira tem sido apontada em relatórios oficiais e acadêmicos como um espaço em que as desigualdades sociais e raciais são persistentes. Estas evidências destacadas, sobretudo, pelos movimentos negros vêm exigindo do Estado brasileiro a adoção de políticas públicas capazes de promover a superação destas iniquidades. A partir dos anos 2000, políticas que objetivam à promoção da igualdade racial e a superação do racismo vêm sendo implementadas de forma mais sistemática, em vários setores. No campo educacional, merecem destaque as políticas de ação afirmativa (cotas ou bônus) destinadas à inclusão de negros em universidades públicas. Tais políticas foram normatizadas pela Lei Federal 12711/12 e vêm exigindo das administrações públicas ações efetivas nos processos de gestão da diversidade étnico-racial. Visando ampliar os estudos sobre a implementação destas políticas no ensino superior, apresentamos este artigo que tem como objetivo refletir sobre o processo de gestão da diversidade étnico-racial em uma universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos através de análise documental e os resultados apontam a necessidade de ampliação deste campo de estudos. |
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